quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Exposição de Leni Riefenstahl

Exposição da cineasta de Hitler no Sudão


...
Absolvida da acusação de ser nazista, mas com a carreira de cineasta acabada, Leni Riefenstahl viajou para o Sudão, onde passou anos fotografando os integrantes da tribo Nuba. Pela primeira estas fotos estão em exposição em Londres, na Atlas Gallery.

Leni chegou ao Sudão em 1962. Foi a primeira mulher branca a receber permissão do governo sudanês para estudar os nubas. A fotógrafa viveu com eles até 1969, nos vales do centro do país. O material que ela produziu nesse período forma o que os críticos consideram seu mais importantes ensaio fotográfico.

Leni era a cineasta preferida de Adolf Hitler. Ela morreu em 2003, aos 101 anos, depois de passar sua vida se defendendo de suas ligações artísticas com o nazismo. A cineasta e fotógrafa sempre repetiu que era apenas uma artista e que ela e Hitler jamais conversaram sobre política.

No Sudão, Leni estudou o modo de vida dos nubas e registrou tudo o que viu em fotos. Os nubas são um povo acostumado com a adversidade. Eles já passaram por fome, cercos, bombardeios e isolamento. O Sudão, o maior país africano, tem estado em guerras freqüentes, desde sua independência em 1956. Mas os nubas são um povo pacífico.


Isolados do mundo exterior, os nubas foram pegos no fogo cruzado de uma guerra civil que começou em 1983. Em maio deste ano, depois de uma maratona de esforços diplomáticos, que incluiu pressão dos Estados Unidos, foi assinado um acordo de paz entre o principal grupo rebelde sudanês, o SPLA, e o governo.



As tradições seguidas pelos nubas de paganismo, adultério e o gosto por bebidas alcoólicas não se encaixam com as normas islâmicas do Sudão. O resultado do trabalho de Leni na região foi transformado em livro, Die Nuba.


Leni começou sua carreira como atriz – Hitler teria gostado dela ao vê-la atuar no filme The Blue Light. Seus documentários nazistas foram elogiados pela inovação na forma de filmagem, que incluía técnicas pioneiras de uso de gruas, trilhos e várias câmeras em funcionamento simultâneo.



As montanhas Nuba, no centro do Sudão, são uma área rica em petróleo. Os dois lados em conflito na guerra civil sudanesa disputam o controle da região. A exposição do trabalho de Leni Riefenstahl, na Atlas Gallery, vai até o dia 31 de agosto

Nenhum comentário:

Postar um comentário