Acordo do Sudão com grupos rebeldes traz esperança de paz na região, diz ONU
12 de setembro de 2011 · Notícias
O chefe da missão conjunta dos membros das forças de paz em Darfur (UNAMID), Ibrahim Gambari, disse que o acordo assinado entre o governo sudanês e um dos grupos opositores armados dá esperança de um “cessar-fogo permanente” e de que a paz em Darfur seja uma “meta alcançável”.
A afirmação ocorreu durante o lançamento do Comitê de Acompanhamento do Documento de Doha para a Paz em Darfur, acordo assinado em julho entre o Sudão e o grupo rebelde Movimento Justiça e Liberdade. Desde 2003, o país combate grupos rebeldes armados em seu território. “O acordo desmascara a visão generalizada de que o conflito em Darfur é intratável e desafia soluções”, disse o chefe da missão.
Gambari recomendou que o Comitê contribua para a rápida implementação do acordo. Ele acredita que a ação poderá encorajar outros tratados semelhantes com grupos rebeldes.
O Comitê de Acompanhamento inclui representantes da ONU, a UNAMID, a União Africana, o Governo sudanês, movimentos armados, os mediadores do Catar e do governo, além de outras organizações e governos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário