sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Conhecendo os órfãos do Sudão -


   No último feriadão fui ao XV Encontro Profético da Missão Cristã Mundial (MCM) que ocorre todos os anos aqui em Goiânia. Neste ano, 36 órfãos do Sudão vieram direto da África para o evento. As famílias destas crianças foram assassinadas na guerra civil que o país enfrenta, por isso, por grande parte da vida, elas ficaram sozinhas nas ruas, sem comida, roupas ou mesmo alguém que pudesse lhes dar carinho ou atenção.




   Pensando nestes pequeninos sobreviventes, alguns missionários brasileiros resolveram deixar TUDO o que tinham para se mudarem para o Sudão. Lá eles começaram um grande projeto chamado Herdeiros de Deus. Eles retiram as crianças das ruas, as adotam, dão educação de qualidade e o principal: as amam como filhos verdadeiros.


   Hoje, os missionários da MCM já tem mais de 150 filhos! Todos eles moram em uma pequena casa e vivem de doações enviadas pelo Brasil. No início, somente 30 crianças foram adotadas. O governo do país, ao perceber a boa vontade dos brasileiros, resolveu enviar mais 120. Os recursos eram bem escassos, mas os missionários de forma alguma puderam rejeitar os meninos.

Órfãos do Sudão dançam com roupas típicas no XV Encontro Profético da MCM

   Olhar as fotos das crianças refulgiadas de guerra é assolador, mas nada se compara a vê-las frente-a-frente. Conversei com algumas meninas que estão aqui no Brasil e tudo que elas dizem vem acompanhado de um "Thank You". Apesar de todo o sofrimento, eles estão muito felizes por estarem aqui. Para eles, nosso país é um verdadeiro paraíso!

Sudanesas se abraçam e sorriem para foto

   Os 36 órfãos estão aqui no Brasil (durante um mês) como uma forma de mostrar a veracidade do projeto. Há muita picaretagem quando se fala de doações para necessitados. Por isso é importante ver de perto para compreender a realidade das crianças do Sudão.

Curiosidades sobre os órfãos do Sudão:
·                                 Eles ficaram encantados com sorvetes, até acharam que era remédio, pois nunca haviam provado algo gelado;
·                                 Chuveiro ou mesmo energia elétrica é um luxo que eles jamais imaginariam usufruir;
·                                 Eles são muito carinhosos. Abraçam a todos e gostam de ser abraçados a todo tempo;
·                                 Muitos não falam inglês, mas conseguem se comunicar facilmente pela expressão facial (estão sempre sorrindo);
·                                 Eles só comem arroz com feijão, e carne é só uma vez por mês;
·                                 Não há comida no local, e tudo é buscado de avião (muito caro), no Quênia;
·                                 Até o dia em que foram acolhidas, nenhuma das crianças havia dormido em colchões;
·                                 Como a origem de grande parte delas era desconhecida, elas foram registradas com aniversário no dia 1º de janeiro.
·                                 No Sudão, 25% da população tem AIDS, e 30% das crianças são órfãs.

4 comentários:

  1. bom dia , li o post e me tocou muito a questao da situacao das criancas orfaos no Sudao . E possivel adotar alguma para viver aqui no Brasil legalmente. Eu e meu esposo estamos habilitados no brasil , moramos em goiania , somos cristaos , e se pudessemos ter maiores informacoes , por favor entra em contato comigo . denisecardosodobb@gmail.com. obrigada

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A faço minhas as indagações de Denise Dobb!
    gilson.machado8@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Boa noite,também gostaria de saber como posso adotar uma criança.
    eula.carlasr@hotmail.com

    ResponderExcluir